sexta-feira, 11 de junho de 2010

"Olha fica na tua que eu fico na minha!"

O jantar tinha corrido razoavelmente bem. Bom vinho, comida bem apurada, e conversas que não foram para além do que é mais ou menos unânime. O pior foi depois do jantar. Sentados, nos dois sofás da sala, tinham acabado de ligar a RTP N: “Assembleia da República aprova o plano de austeridade”. Bebiam café, ao lado tinham dois copos de whisky, ambos com duas pedras:

- É sempre a mesma merda, nós é que nos lixamos sempre! É uma vergonha! São todos uns ladrões a aproveitarem-se de nós!, exalta-se Rui numa espécie de monólogo.
- Temos que fazer sacrifícios Rui…

- Não me venhas com as tuas teorias João. De que o país anda mal e que esta porra é inevitável. Já não engulo essa há muito tempo!
- Não me venhas tu com tretas. Tu és o típico Português que só reclama e reclama mas que não faz nada. Isto é um esforço patriótico. Não há alternativa.

- Não há alternativa? Então mas que culpa é que eu tenho que durante anos a classe política tenha deixado o País chegar a este ponto? Que culpa é que eu tenho que o país esteja neste caos?
- Temos todos. Temos todos responsabilidades, e por isso mesmo temos todos de fazer um esforço colectivo para dar um rumo ao país.

- Qual esforço colectivo, qual quê!! Esses corruptos, gestores, milionários estão sempre bem, para eles nunca há crise, quem se fode é sempre o povo, quem trabalha!
- Pronto, lá vêm os teus tiques comunistas. Deixa-te desses chavões Rui, isso já acabou. E esses gestores e milionários dão um contributo imenso para a economia. Se quiseres metemos os patrões todos no Campo Pequeno e metemos lá uma bomba, como queriam alguns no PREC, depois vamos ver quem é que dá emprego em Portugal!!

- O problema é que essa cangalhada toda pode fazer o que lhe apetece porque tem sempre as costas quentes com esse pseudo contributo para a economia. Mas que contributo é que esses burgueses dão ao país? Salários de miséria, precariedade, desemprego, exploração, desigualdades. Não têm responsabilidade nenhuma…
- Pronto tudo bem, então implementamos legislação toda pró social para ajudar os pobrezinhos e depois é ver os investidores fugir. És mesmo um burro utópico.

- E tu um burro conivente com a exploração dos outros.
- Não é exploração é desenvolvimento económico!
- Mas tu já olhas-te para o Mundo? Isto está roto por todo o lado, o sistema está completamente podre e estes PEC´S 1 e 2, mais a merda do plano de austeridade, só servem para nos meterem a mão no bolso e taparem os buracos que criam, ao taparem os buracos que esses porcos capitalistas criaram.

- És mesmo um comunista ignorante!!!!
- És mesmo um capitalista merdoso!!!!!!

- Olha fica na tua que eu fico na minha !
- Luisa, vamos embora!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Mesmo a calhar o texto depois de uma "aula" sobre origens do socialismo, comunismo e capitalismo. Muito bom :)

    ResponderEliminar